| 21/01/2005 15h18min
O prêmio Nobel de literatura 1998, José Saramago, será palestrante do Fórum Social Mundial 2005. Autor de livros célebres como O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Memorial do Convento e Ensaio sobre a Cegueira, Saramago tem demarcado fronteiras na luta contra a globalização, a qual define como apenas apenas mais um nome para o imperialismo. Mas para ele, a palavra não basta. É preciso transformar todo o discurso em ação. É esse o desafio do Fórum segundo Saramago: tornar-se em instrumento de ação.
José Saramago concedeu a entrevista exclusiva na tarde de quarta, dia 19, à jornalista Denise Ritter, integrante da Assessoria de Comunicação do FSM e editora do programa de Rádio Mundo do Fórum.
– Eu penso que o Fórum Social Mundial este ano deveria ser um lugar onde não nos limitássemos simplemente a reivindicar – disse.
– As baterias têm que funcionar para pôr o motor a funcionar. Esta é a minha idéia.Teria de inventar, em Porto Alegre, enfim, algo que não fosse uma ONG, que se dilui na quantidade quase astronômica de ONGs, mas que fosse, efetivamente, que se apresentasse como um fórum de debates de idéias não simplemente que as pessoas se encontram e vão ter idéias e ficam, enfim, contentes com isso e vão aprender algo, e comunicar algo, mas que seja mais do que isso. Que seja um instrumento para a ação – declarou.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.