| 17/01/2005 09h04min
O número de mortos pelo tsunami no Sri Lanka subiu nesta segunda, dia 17. A ilha acrescentou outras 7.275 vítimas à sua lista de mortos, elevando o total do país para mais de 38 mil e o número geral no oceano Índico para 175.458.
– Estamos encontrando corpos diariamente, conforme limpamos os destroços – disse Tilak Ranavirajah, autoridade do Ministério da Segurança Pública.
A Indonésia, país mais atingido, vem aumentando seu total de mortos, mas a contagem de corpos no Sri Lanka estava estabilizada ao redor dos 30 mil até esta segunda. O vice secretário da Defesa dos Estados Unidos, Paul Wolfowitz, viajou para a ilha para conferir os esforços de limpeza no porto de Galle (sul).
O governo disse que começará a fase de reconstrução na próxima quarta-feira, a partir da cidade devastada de Hambantota.
– Não estávamos preparados de jeito nenhum...para enfrentar um desastre como esse – disse o presidente Chandrika Kumaratunga.
Vinte e dois dias depois da tragédia provocada por um terremoto submarino e por ondas gigantes na costa de Sumatra, na Indonésia, a população do Sri Lanka começou a reconstruir casas e hotéis na costa, apesar da proibição do governo.
Na Tailândia, o primeiro-ministro da Suécia, Goran Persson, visitou um templo budista transformado em necrotério. Ele estava acompanhado de seus colegas da Noruega e Finlândia, Kjell Magne Bondevik e Matti Vanhanen. Dentro do templo há corpos recuperados do resort de Khao Lak, e especialistas trabalham na identificação.
O trio foi recebido por um protesto de tailandeses contra os planos do governo de mudar o necrotério e a operação de identificação para a ilha de Phuket, a duas horas de viagem em direção ao sul.
Quase dois mil suecos morreram ou desapareceram. O tsunami é uma das piores tragédias a atingir a população da Suécia em dois séculos – o país ficou neutro nas guerras mundiais.
As informações são da agência Reuters.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.