| 06/01/2005 12h54min
A estiagem de dezembro em Novo Hamburgo foi a mais forte dos últimos 10 anos. Segundo o Diretor Presidente da Companhia Municipal de Saneamento de Novo Hamburgo, Silvio Klein, se não chover consideravelmente em no máximo 20 dias existe a possibilidade que seja feito racionamento na cidade.
De acordo com Klein, o problema se agravou na cidade depois que houve um aumento na área de plantio de arroz em Santo Antônio, Rolante e Sapiranga. Com isso, a captação de água do município fica comprometida.
Atualmente, o nível do rio que abastece a cidade está 27 centímetros abaixo do normal, mas com a estiagem de março de 2004 ele chegou a estar 75 centímetros abaixo.
A Diretoria de Operações da Corsan informou que não há problemas de abastecimento nos municípios da Região Metropolitana. Entretanto, os rios Gravataí, Sinos, Arroio das Garças e Guaíba que abastecem Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, Viamão, Campo Bom, Esteio, Eldorado do Sul e Guaíba estão abaixo do nível, mas a situação está controlada pelo menos nos próximos dias.
Em São Leopoldo, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente irão visitar o Rio dos Sinos à tarde para verificar se há possibilidade de seca, pois há a preocupação que haja uma grande mortandade de peixes. Por enquanto, não há previsão de racionamento.
O número de municípios que decretou situação de emergência em decorrência da estiagem aumentou nesta quinta para 49. Os últimos oito foram São José do Ouro, Rolante, Constantina, Redentora, Dois Irmãos das Missões, Nova Bassano, São José das Missões.
As informações são da Rádio Gaúcha.
Veja as imagens da seca no Estado
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.