| hmin
O escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil está recebendo doações, em reais, para ajudar as crianças dos países afetados pela tsunami na Ásia e na África. Uma conta especial foi aberta para que os brasileiros possam contribuir com as ações de emergência. A conta no Banco do Brasil é de número 404700-1 e o código da agência é 3382-0.
Crianças e adolescentes representam mais de um terço das vítimas do desastre nos 12 países atingidos. A campanha do Unicef é desenvolvida em parceria com o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (Pnud). Os recursos serão encaminhados às ações de emergência para garantir água potável, distribuição de sais de reidratação oral tratamento de diarréias, além de equipamento médico de emergência.
O Unicef lembra que para doar água, roupas, cobertores e outros produtos é preciso entrar em contato com o governo brasileiro ou com as embaixadas dos países mais afetados. O escritório do Unicef no Brasil não tem condições de custear o transporte de doações.
Desde a catástrofe no Oceano Índico, agências das Nações Unidas e outras organizações internacionais estão coordenando uma das maiores ações humanitárias da história. Mais de 155 mil pessoas já morreram e muitas ainda estão desaparecidas em Sri Lanka, Indonésia, Tailândia, Índia, Maldivas, Malásia, Bangladesh e Mianma, na Ásia; e Somália, Tanzânia, Seichelas e Quênia, na costa leste da África. Dezenas de milhares de pessoas continuam desaparecidas, entre as quais muitos turistas. As equipes de resgate começam a chegar agora às áreas mais isoladas.
Nesta segunda, o Brasil envia a segunda remessa de doações para os países atingidos pelas ondas gigantes na Ásia. A primeira remessa foi enviada na semana passada, quando um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) levou medicamentos para a região. Desta vez um cargueiro da Varig seguirá para o Sri Lanka, um dos países mais atingidos. O avião levará 50 toneladas de água potável e alimentos doados pela população do Rio de Janeiro e de Brasília. O avião vai decolar do Rio.
Com informações do Globo Online, agência Reuters e Agência Brasil.
Fotos da região após a tragédia
Veja como se forma uma tsunami© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.