| hmin
O município de Morretes, no litoral do Paraná, sediará entre os dias 21 e 25 de fevereiro de 2005 encontro do Greenpeace sobre transgênicos. O "Fórum de Decisão Global" terá a participação de técnicos de todo o mundo envolvidos na Campanha de Engenharia Genética da entidade, que alerta sobre os riscos que envolvem a produção e o consumo de alimentos transgênicos.
– O Greenpeace Internacional escolheu o Paraná em razão da postura adotada pelo governo em apoio à agroecologia e da luta do governador Roberto Requião para manter o Estado como área livre de transgênicos – justificou o engenheiro agrônomo da Campanha de Engenharia Genética, Ventura Barbeiro.
Ele explicou ainda que a instituição escolheu o município também pelo fato da prefeitura ter uma política de incentivo à produção orgânica. Morretes está em uma área de preservação e próxima do maior corredor de exportação de grãos do mundo, o Porto de Paranaguá.
Conforme Ventura, no encontro será definida a estratégia de ação da organização não-governamental para 2005.
– As ações de nível mundial serão definidas com base na análise das experiências que os técnicos do mundo todo trarão ao encontro.
O secretário da Comunicação Social do Paraná, Aírton Pissetti, destacou que o governo não se envolverá na organização do evento, embora apóie a realização do encontro no Estado. O governo paranaense lançou neste mês uma cartilha orientando os produtores rurais sobre as vantagens da soja convencional em comparação com a soja transgênica.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.