| hmin
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) começou a testar amostras de soja do Tennessee em busca de sinais da ferrugem asiática, fungo que está se espalhando rapidamente pelas plantações do sul dos EUA. Se confirmado, o Tennessee seria o sétimo Estado a ter registros da doença desde que ela foi descoberta no território continental do país, há duas semanas.
Claude Knighten, porta-voz do Serviço de Inspeção Fitossanitária do Departamento de Agricultura, disse que os resultados devem ser conhecidos nesta quarta, dia 24. O fungo que causa a ferrugem já foi encontrado na Louisiana, no Mississippi, na Flórida, no Alabama, na Geórgia e no Arkansas. O Tennessee colheu cerca de 47 mil sacas de soja neste ano (cada saca tem 30 quilos).
Os agricultores temem que o fungo se espalhe para Estados que são grandes produtores de soja, como Iowa e Illinois, até a safra de 2005. Neste ano esses dois Estados produziram quase 500 mil sacas.
A cotação da soja no mercado futuro de Chicago subiu por causa das preocupações com a ferrugem. Para janeiro, a saca está sendo cotada a US$ 5,6125, alta de US$ 0,0675.
A doença é caracterizada por lesões avermelhadas e marrons nas plantas de soja, que perdem folhas devido ao fungo. Ela devasta lavouras em muitos países, especialmente na Ásia, na África e na América Latina.
As informações são da agência Reuters.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.