| hmin
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Roberto Rodrigues, afirmou nesta quarta, dia 10, que o ministério está "em guerra contra a aftosa". O comentário refere-se ao projeto piloto de mobilização social "Brasil Livre de Febre Aftosa" que o Mapa, juntamente com a Agência de Defesa Sanitária do Pará (Adepará), lançará no próximo dia 26 em Santarém. A campanha será realizada em 13 municípios das regiões do Baixo e Médio Amazonas (considerada de alto risco para a febre aftosa) e, numa segunda etapa, nos demais Estados da Amazônia.
O projeto vai envolver toda a sociedade (universidades, escolas de primeiro grau, igrejas, sindicatos, prefeituras e associações civis) e contará com o apoio do Exército, Marinha, polícias Civil e Militar. Nas sedes dos municípios serão ministradas palestras sobre educação e defesa sanitária, além de shows com grupos folclóricos, cantadores e conjuntos regionais para mobilizar e despertar o interesse das comunidades pela campanha.
Após destacar que pela primeira vez uma campanha de vacinação envolve toda a sociedade, o ministro disse que o melhor fiscal agropecuário é o consumidor bem informado.
– É fundamental para o sucesso dessa empreitada que o consumidor participe ativamente e seja nosso parceiro, porque ele será o principal beneficiado com um produto saudável e de qualidade reconhecida. É uma questão de segurança nacional mantermos os mercados que conquistamos para a carne bovina brasileira, que representam um volume de negócios superior a US$ 2,5 bilhões este ano – salientou Rodrigues.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.