| hmin
O Rio Grande Norte começa esta semana a intensificar a fiscalização da campanha de vacinação contra febre aftosa. A informação é do secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Iberê Ferreira de Souza. A ação fiscalizadora se concentrará inicialmente nas 32 plataformas de usinas de leite existentes no Estado, nas grandes propriedades rurais, abatedouros municipais e nas feiras livres.
O secretário explicou que serão visitadas todas as usinas de leite para verificar se possuem a Guia de Transporte de Animais (GTA), emitida pela Emater ou outro órgão da Secretaria de Agricultura a partir de nota fiscal comprovando a aquisição da vacina. As usinas também poderão apresentar cópia da declaração de compra de vacinas.
– A usina que não tiver a documentação exigida terá suspenso o pagamento do leite adquirido pelo governo estadual para os programas sociais – alertou Ferreira de Souza.
O volume de compra governamental chega a 140 mil litros por dia.
Nas feiras livres, onde é comum o comércio de gado, também será exigida a GTA.
– O animal será preso, caso o dono não esteja portando o documento – disse o secretário.
O Rio Grande do Norte começou a vacinação no dia 15 de outubro, logo após o lançamento do Projeto-Piloto de Educação Sanitária Brasil Livre de Febre Aftosa. A previsão é de uma cobertura vacinal de no mínimo 90% até o final da campanha, no dia 30 de novembro. O rebanho do estado é 714,7 mil animais. Cerca de 25% já foram vacinados até o momento.
O Projeto-Piloto de Educação Sanitária Brasil Livre de Febre Aftosa, lançado no dia 13 de outubro em Parnamirim, busca sensibilizar lideranças empresariais, políticas e religiosas, movimentos sociais, sindicatos, gestores públicos e a sociedade civil para importância da atividade pecuária e a necessidade de melhorar o status sanitário dos rebanhos. O projeto, com entoque na erradicação da febre aftosa, atingirá no Rio Grande do Norte 12 municípios (Parnamirim, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Assu, João Câmara, Santa Cruz, Nova Cruz, Currais Novos, Umarizal, Lages e São Paulo do Potengi).
As informações são do Mapa.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.