| 02/09/2004 18h46min
O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, participa nesta sexta-feira, dia 3, às 15h, em Esteio (RS), da abertura oficial da Expointer 2004. Estarão presentes à solenidade o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, e o presidente do Uruguai, Jorge Batlle. A solenidade será realizada em frente à Tribuna de Honra. A solenidade terá a seguinte programação
Durante sua presença no Parque de Exposições Assis Brasil, entre outras atividades, Rodrigues lança, às 18h, no estande no ministério, o Agrofit 2004. Trata-se de banco de dados virtual com informações sobre todos os agrotóxicos registrados no Mapa que serve para orientar os produtores sobre o uso de agroquímicos no controle de pragas e doenças na agricultura.
Rodrigues também assina convênio no valor de R$ 236 mil com a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro), cujo objetivo é apoiar a realização do Programa de Alianças Estratégicas e Intercooperação para o Mercado de Exportação e/ou Importação. A idéia é melhorar o poder de barganha das cooperativas do Estado, integrando as atividades com parcerias de negócios, consolidando as operações regionais tanto para o mercado interno como externo. Com este convênio, já soma R$ 1,19 milhão o valor liberado pelo Ministério da Agricultura este ano para o setor cooperativista gaúcho.
Pela manhã, às 9h, com a presença do governador Germano Rigotto, o ministro abre, na Casa da RBS, o Fórum de Sanidade Animal – Cooperação entre Fronteiras. O evento terá a participação, como palestrantes, do diretor do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa, Eduardo Correa, e do representante do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), Sebastião Guedes. O chefe do Serviço de Sanidade Animal da Delegacia Federal de Agricultura do Rio Grande do Sul, Bernardo Todeschini, e Antônio Carlos Ferreira Neto, do Departamento de Produção Animal da Secretaria de Agricultura do Estado, também participam do fórum.
Às 10h, o ministro lança novas cultivares desenvolvidas pela Embrapa Trigo. As cultivares de trigo BRS Camboatá, BRS Guabiju, BRS Louro e BRS Umbu, e a de milho BRS Missões serão apresentadas na Casa da Agricultura. As novas tecnologias são indicadas para produção de grãos no Rio Grande do Sul. No caso do trigo, as cultivares se destacam pelo potencial de rendimento dos grãos, superior força de glúten e ampla adaptação. O milho BRS Missões caracteriza-se pela estabilidade no rendimento, bom empalhamento, sanidade dos grãos e precocidade.
As informações são do Ministério da Agricultura.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.