| hmin
As convenções partidárias municipais começaram na quinta, dia 10, com uma característica diferente. Em vez de escolher os candidatos para Executivo e Legislativo, apenas os candidatos a prefeitos estão sendo homologados, em virtude da indefinição da quantidade de vagas nas câmaras.
Os partidos optaram por esperar por um desfecho no Senado, que discute uma emenda constitucional para alterar as composições nas casas legislativas. A idéia é escolher os candidatos às câmaras perto do final do mês.
Na quinta, foi o primeiro dia das convenções. Em Palhoça, o PMDB reuniu-se e o empresário Ronério Heiderscheidt foi homologado candidato por 44 dos 45 convencionais presentes. O evento foi prestigiado pelo deputado federal e ex-governador Paulo Afonso. Ele disse estar confiante na aprovação da PEC dos vereadores. A reunião contou com a presença de dois membros de outras siglas, que negociam aliança: Djalma Berger (PSDB) e Gerson Basso (PV).
Em Criciúma, a convenção do PSDB homologou de forma unânime a candidatura a prefeito do deputado estadual Clésio Salvaro. Além disso, o PSDB de Criciúma encaminhou as tratativas de coligação com o PSB e o PDT, que prestigiaram a convenção com representantes.
No Meio-Oeste catarinense, a maioria dos partidos que disputam as eleições nas cinco principais cidades ainda não definiu as datas das convenções. O agendamento das reuniões que vão oficializar as candidaturas para prefeito, vice e vereadores para Joaçaba, Caçador, Fraiburgo, Videira e Campos Novos vai se concentrar em datas da segunda quinzena do mês.
O PSDB inicia o calendário das convenções partidárias no Vale do Itajaí na domingo, dia 13, com a reunião municipal em Brusque. O diretório do partido deve confirmar a candidatura do ex-deputado federal Serafim Venzon para a prefeitura. No dia 30 de junho, último dia para homologação de nomes na Justiça Eleitoral, o PFL fecha a programação de encontros de diretórios.
Em Joinville, o PMDB deve ser o primeiro a fazer convenção, dia 19. O PT, cujo principal nome é o do deputado federal Carlito Merss, tem indicativo de data para o próximo dia 25. O PSDB não marcou data mas deve deixar a convenção para o dia 30. Quer aguardar acontecer a do PT, antes, para fechar com todos os partidos que integram a base do governo Lula sem a interferência do diretório petista de Joinville.
A estratégia do PP é semelhante: o partido deve realizar sua convenção também no último dia possível na tentativa de arrebanhar apoio de siglas que não se coligarem com outras.
Com informações do Jornal de Santa Catarina e do Diário Catarinense.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.