| hmin
O governo vai reunir o Conselho Político na próxima quinta, dia 6, para trocar informações sobre os programas de governo e estreitar o relacionamento com os partidos da base aliada, segundo informou o presidente do PT, José Genoino. Para ele, a reunião não servirá apenas para discutir a votação da medida provisória do salário mínimo.
Genoino, que esteve reunido nesta segunda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os presidentes do PSB, Miguel Arraes, e do PCdoB, Renato Rabelo, disse que o presidente tem manifestado o interesse de se aproximar cada vez mais dos partidos da base. O Conselho Político, que se reunirá pela primeira vez, é um fórum que reúne a cúpula do governo e os presidentes dos partidos da base aliada.
– A idéia é discutir as questões gerais, as questões macro da política e da economia para consolidar nossa base parlamentar, nossa base política, sem substituir as bancadas e sem discutir apenas o dia a dia, o cotidiano do governo – disse Genoino após a reunião.
Parlamentares afirmam que um dos objetivos principais da reunião seria orquestrar uma ação conjunta para impedir que o salário mínimo, fixado pelo governo em R$ 260 na semana passada, sofra alterações no Congresso. Nesta segunda-feira, os parlamentares montaram uma comissão mista da Câmara e do Senado para estudar possíveis alterações no valor.
Segundo o presidente do PT, porém, o objetivo do conselho não é discutir apenas a agenda do Congresso.
– Essa questão é secundária – disse Genoino.
Ele afirmou que a reunião desta tarde foi apenas para ter uma "conversa com os presidentes dos partidos", que deve prosseguir durante toda a semana até a quinta-feira pela manhã, quando se reúne o Conselho. O presidente Lula vem se encontrando com as bancadas dos partidos aliados nas últimas semanas para tentar reparar as insatisfações de alguns aliados que se sentem afastados do núcleo de decisão do governo.
Lula jantou com
partidários do PMDB e do PTB e tomou café da manhã com
o PP, em encontros separados. Nos próximos dias, Genoino disse que se encontrará com os presidentes do PMDB, Michel Temer, do PTB, Roberto Jefferson, e do PL, Valdemar Costa Neto, ainda para preparar o encontro de quinta-feira.
– Problemas e dificuldades nós estamos superando, temos agenda comum que busca crescimento e geração de emprego – disse Genoino ao comentar as divergências na base aliada, que cobra mudanças na política econômica com vistas ao desenvolvimento.
As informações são da agência Reuters.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.