| hmin
O mercado financeiro brasileiro voltou do feriado de Tiradentes com o mesmo clima de cautela dos últimos dias. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) enfrentou volatilidade e encerrou a primeira etapa do pregão viva-voz desta quinta, dia 22, em baixa de 0,46%, aos 21.980 pontos. O dólar à vista também alternou tendências fechou a manhã cotado a R$ 2,927 na compra e R$ 2,928 na venda, com baixa de 0,06%.
O discurso desta quarta do presidente do Federal Reserve, Alan Greenspan, reduziu o temor de uma alta iminente dos juros americanos, mas não afastou a previsão de que o ajuste vai mesmo acontecer. Por aqui, o destaque foi a divulgação da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). O documento veio dentro do esperado pelos analistas.
Nele, o Banco Central traz uma perspectiva menos pessimista da economia brasileira neste ano e defende os cortes homeopáticos da taxa de juros, como forma de preservar as metas de inflação. Os diretores do BC prevêem crescimento econômico e minimizam os efeitos nocivos de um provável aumento de juros nos Estados Unidos, entendendo que o mercado está preparado para ela.
No negócios com o dólar, o equilíbrio vem sendo garantido pelo fluxo cambial positivo, gerado principalmente pelas exportações. As captações externas, que aparentemente estavam sendo retomadas, voltaram a desaparecer, já que o risco-país está acima dos 600 pontos. Segundo analistas, o equilíbrio do dólar é um ponto bastante positivo para o mercado, porque indica estabilidade de preços e menor risco de mudança na política monetária. Ainda assim, a previsão é de maior volatilidade.
Com informações da Globo Online.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.