| 10/11/2003 12h10min
O Poder Judiciário, o Ministério Público e o Congresso Nacional lideram a lista das instituições menos confiáveis do Brasil. A informação consta na pesquisa de opinião pública realizada no mês de setembro pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e divulgada nesta segunda, dia 10. Foram feitas 1,7 mil entrevistas para o levantamento. A Igreja, a imprensa e a Presidência da República foram consideradas as mais confiáveis.
O principal motivo apontado pelos pesquisados para a desconfiança em relação ao Judiciário é o envolvimento de juízes em escândalos de lavagem de dinheiro, corrupção e tráfico de drogas. Cerca de 30% dos entrevistados disseram desconfiar dos advogados por causa da corrupção e da desonestidade.
Para 86% dos pesquisados, a reforma do Judiciário deve ser aprovada com urgência e 79% disseram acreditar que a reforma da Previdência não deve preservar os privilégios dos juízes. Segundo os resultados desta pesquisa, o grau de confiança na Igreja é de 74%; na imprensa, de 60%; na Presidência da República, de 58%; na advocacia, de 55%; no Poder Judiciário, de 39%; no Ministério Público, de 37%; e no Congresso Nacional, de 34%.
As informações são da Agência Brasil.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.