| 09/11/2003 21h41min
O governador do Rio Grande do Sul Germano Rigotto se reúne com o ministro chefe da Casa Civil José Dirceu às 15h30min desta segunda, dia 10, em Brasília. Rigotto quer reforçar pedido para que o governo federal busque solução que impeça entraves na exportação de carne suína para a Rússia e que reduza o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre vinhos e espumantes.
– Estamos preocupados com a possibilidade de nossa economia perder muito com nessas duas questões, já que, no caso da Rússia, a adoção de cotas regionalizadas faria com que o Brasil perdesse espaço comercial nesta área, com ganhos para os Estados Unidos e a Europa – ressaltou.
Segundo ele, as exportações dos suinocultores, que chegaram a US$ 376 milhões em 2002, teve participação de 78 % somente com a carne suína. Até setembro passado, esse o total de embarques não passou de US$ 250 milhões, em uma queda de mais de 12%.
Já no caso do vinho e dos espumantes, Rigotto irá questionar um decreto que estabeleceu, desde junho passado, a cobrança de IPI diferenciado para o vinho, impondo aumentos entre 56% e 1374%, dependendo do tipo de vinho.
– Em um momento de aumento das vendas de espumantes, próximo às festas de final de ano, o governo federal resolveu aumentar também o IPI dos espumantes, o que trará mais prejuízos. Precisamos garantir a revogação desses decretos – alertou.
Outro assunto a ser tratado com o ministro José Dirceu será a questão do Frigorífico Chapecó, que tem uma de suas unidades fechadas em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. Ele quer que Dirceu interfira no processo de negociação da unidade, que deixou cerca de 600 trabalhadores sem emprego desde junho.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.