| 06/11/2003 23h04min
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta, dia 6, parecer do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) favorável a requerimento do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) para que o Senado manifeste integral apoio à candidatura de Celso Furtado ao prêmio Nobel de Economia de 2004.
No parecer, Suplicy destacou a originalidade e a consistência teórica de Celso Furtado que, registrou, sempre lutou pela ética, pela justiça e pela democracia. A obra do economista, acrescentou o relator, está voltada para o combate à erradicação da pobreza e à redução das desigualdades, e é um clássico do pensamento brasileiro.
Suplicy lembrou ainda que Furtado ocupou uma diretoria do então Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), foi o idealizador da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), concebeu e implantou a política de incentivos fiscais para os investimentos no Nordeste, além de ter sido ministro da Cultura.
Furtado já recebeu diversos prêmios por seu trabalho na área da economia, e é Doutor Honoris Causa das universidades Técnica de Lisboa, Estadual de Campinas-UNICAMP, Federal de Brasília, Federal do Rio Grande do Sul, Federal da Paraíba e da Université Pierre Mendès-France, de Grenoble, França. O economista ocupa desde 1997 a cadeira nº 11 da Academia Brasileira de Letras.
Com informações do site do Senado.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.