| hmin
O Banco Mundial (Bird) entregou ao governo brasileiro um documento sugerindo que a reforma tributária seja utilizada para reduzir as desigualdades sociais no Brasil. O relatório propõe aumento dos impostos sobre os bens consumidos pelos mais ricos e redução das taxas dos produtos mais populares. O Bird sugere, por exemplo, mais impostos para automóveis e menos para roupas e remédios.
O banco também critica o grande número de tipos de impostos e taxas no Brasil, que prejudica a eficiência da arrecadação. Para a instituição, os impostos no Brasil são ineficientes em reduzir as desigualdades.
O economista Luís Roberto Cunha, diretor do Instituto Fecomércio, comentou as propostas do Banco Mundial e afirmou que, do ponto de vista teórico, a sugestão é correta. Segundo ele, no entanto, um eventual aumento de impostos sobre automóveis causaria queda nas vendas do setor e desemprego.
Cunha lembra que a proposta de reforma tributária em tramitação no Congresso caminha no sentido de permitir uma taxação menor dos produtos mais consumidos pelos pobres, com o sistema de quatro alíquotas diferenciadas de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
As informações são da Rádio Gaúcha.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.