| hmin
Com uma hora de atraso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deu início, por volta das 11h30min desta segunda, dia 1º, à solenidade de lançamento do programa Petrobras-Fome Zero, que marca a participação da maior empresa estatal do país no principal programa de combate à miséria do governo federal. O lançamento da parceria, previsto para começar às 10h30min, ocorreu no Palácio do Planalto e reúniu os ministros da Integração Nacional, Ciro Gomes; de Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Graziano; da Educação, Cristovam Buarque; da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, e a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff.
A Petrobras investirá R$ 303 milhões em projetos sociais que beneficiarão 4 milhões de brasileiros até 2006. Os projetos do Petrobras-Fome Zero estão classificados em cinco linhas de atuação: educação, qualificação profissional de jovens e adultos, geração de emprego e renda, garantia de direitos da criança e do adolescente, empreendimentos sociais e voluntariado.
Ainda nesta segunda, será lançado o cartão de fidelidade da BR Distribuidora, que pretende estimular a participação do público consumidor no programa Fome Zero. Ao comprar nos postos BR, os clientes acumularão pontos, que poderão ser trocados por produtos originários dos projetos sociais do Fome Zero ou convertidos em doações para o programa.
Outro projeto do Petrobras-Fome Zero é o Molhar a Terra, que tem como meta viabilizar a utilização de água em 50 comunidades ainda este ano. Centenas de poços onde a Petrobrás não encontrou petróleo, mas achou água, serão disponibilizados às comunidades do Semi-Árido, ao longo dos próximos quatro anos.
O projeto Mova Brasil visa à qualificação profissional no campo. Serão capacitados 1,6 mil educadores para alfabetizar 40 mil jovens e adultos até 2006. O projeto irá implantar, no mesmo período, 23 postos de ensino que irão oferecer 6,8 mil vagas para treinamento profissional de frentistas, promotores de venda e técnicos e lubrificação. Outra iniciativa para a geração de emprego e renda no campo é o projeto Agricultura Familiar, que pretende atender a 10 mil pessoas em, também, quatro anos.
Nas cidades, o projeto Agricultura Urbana permitirá o aproveitamento das áreas próximas às faixas de dutos das Companhias para a criação de hortas e viveiros de mudas comunitárias. Está prevista a criação de 400 hortas, até 2006, para atender a cerca de 800 mil pessoas.
Um outro projeto que faz parte do Petrobras-Fome Zero pretende envolver os motoristas de caminhão no combate à prostituição e ao trabalho infantil, estimulando-os a denunciar os abusos contra crianças. Os projetos serão desenvolvidos de forma integrada, em todo o país.
Com informações da Agência Brasil.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.