| hmin
Os secretários de Justiça dos Estados pediram R$ 1,5 bilhão nos dois próximos anos para investimento na construção de presídios e na qualificação dos agentes penitenciários. A solicitação foi realizada nesta sexta, dia 29, em encontro com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. De acordo com o representante do governo federal, para 2004 está prevista a liberação de R$ 398 milhões destinados a construção de presídios.
Ainda hoje, os secretários devem ser reunir com o relator do Estatuto do Desarmamento, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), para reafirmar total apoio ao projeto já aprovado pelo Senado e em tramitação na Câmara.
– O Brasil precisa se desarmar. Os Estados devem abrir mão de conceder o porte de armas – disse o presidente do Conselho de Secretários de Justiça dos Estados (Conjeg), Emanuel Messias de Oliveira, secretário de Justiça e Cidadania de Sergipe.
Segundo ele, ao contrário dos secretários estaduais de segurança pública, o Conseg é a favor inclusive da transferência dos Estados para a Polícia Federal da competência para emissão do porte de armas, mesmo que isso represente perda de arrecadação para os governos estaduais. Estiveram reunidos 22 secretários de Justiça e representantes de cinco Estados com o ministro Thomaz Bastos.
As informações são da Globo News e agência Brasil.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.