| hmin
As vítimas do atentado contra a sede das Nações Unidas em Bagdá, ocorrido na última terça-feira, dia 19, foram homenageadas pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e por funcionários da organização em Nova York nesta quinta, dia 21. Na cerimônia, Annan agradeceu o esforço dos homens e mulheres que trabalharam na missão no Iraque.
– Como uma família, nós precisamos de tempo para manifestar nosso luto pelos mortos – disse Annan em ato restrito aos integrantes da ONU.
Ele informou que 23 pessoas morreram no atentado, mas até o momento apenas 10 foram identificadas, entre elas o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, chefe da missão da ONU no Iraque. Para previnir tragédias semelhantes contra órgãos de auxílio, Annan disse que mudanças relativas à segurança das missões terão que ser feitas em todo o mundo.
Annan revelou ainda que o órgão internacional não tem qualquer intenção de enviar suas próprias forças de paz, os chamados "capacetes
azuis", para o Iraque. A declaração foi
feita após reunião realizada com o secretário de Estado americano, Colin Powell.
Colin Powell afirmou, no entanto, que os Estados Unidos discutirão com os membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas a possibilidade de uma maior participação deles no Iraque.
– Estamos ansiosos para ter um conteúdo que possa convocar países-membros (do Conselho) a fazer mais. O presidente sempre achou que a ONU tem um papel vital a desempenhar – declarou Powell.
Com informações da Globo News e da agência Reuters.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.