| 24/07/2003 09h20min
Itajaí concentra nesta quinta, 24, a maior parte dos protestos contra a reforma da Previdência. Um grupo de grevistas aproveitará a presença do presidente Lula no litoral norte de Santa Catarina, onde ele inaugura um navio de fabricação local.
De Florianópolis, onde está concentrada a maior parte do serviço público do Estado, o grupo parte de ônibus para Itajaí. Cada sindicato fretou um ônibus. O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência (Sindprevs), dos servidores do INSS, fretou dois coletivos.
Eles elaboraram um documento com argumentos pela manutenção do atual sistema da Previdência Social. Está assinado pelo Fórum em Defesa da Previdência Pública e Solidária, órgão criado pelos servidores especialmente para brigar pelos direitos que eles consideram estar sendo retirados pela reforma.
Em Itajaí, os servidores se concentram a partir das 9h em frente ao prédio das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). Os manifestantes pretendem realizar uma passeata pela cidade antes de chegar ao Porto de Itajaí, onde Lula estará às 11h.
Na passeata estará uma antiga aliada de Lula, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Santa Catarina. A instituição representa os trabalhadores da iniciativa privada e foi fundada pelo atual presidente. A CUT catarinense sempre apoiou a greve, posicionamento diferente da direção nacional da instituição.
– Apesar do Lula já ter sido diretor da CUT, a instituição é independente de governos –, concluiu o presidente da entidade, Paulo Roberto Gonçalves.
Já em Concórdia, no oeste de Santa Catarina, onde Lula participa do Seminário Brasileiro de Agricultura Familiar, não há previsão de protestos.
Com informações do Diário Catarinense.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.