clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Conteúdo: regionalismo  | 20/09/2011 08h50min

Com bagual não tem Gre-Nal, os esportes são outros

Bocha e truco fazem sucesso entre os gaúchos

Amanda Munhoz e José Augusto Barros  |  amanda.munhoz@diariogaucho.com.br e jose.barros@diariogaucho.com.br

Que o futebol é o esporte preferido dos gaúchos não resta dúvida. Mas em setembro, o Mês Farroupilha, os gaudérios deixam o esporte bretão de lado e se concentram em outros mais peculiares - mas nem por isso menos emocionantes. O Acampamento Farroupilha é palco de disputas acirradas de duas práticas que encontram muitos adeptos no Rio Grande do Sul: bocha e truco. Pois o Diário Gaúcho se tocou até o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho para ver de perto o que leva a gauderiada a largar Grêmio e Inter de mão o mês inteiro para se concentrar na cancha e no carteado.

- Neste jogo vale mentir

São 40 cartas, duas duplas e um objetivo: fazer 24 pontos. Para tanto, vale tudo, de sinais a blefe. Assim é o truco.

Com direito a campeonato, o jogo de origem italiana varia dependendo dos viventes que jogam. O princípio, porém, é o mesmo: uma disputa de três rodadas - e não precisa abrir a guaiaca para apostar dinheiro.

Colecionador de vitórias e troféus, o bancário Edson da Rocha, 45 anos, gaba-se de, em apenas quatro anos, ter deixado de ser aluno e passado a professor.

- Todo ano eu ganho! - diz o patrão do Piquete dos Bancários no Acampamento Farroupilha.

O blefe é a rédea, comanda o destino e a ousadia dos carteadores. Conforme canta o gaudério Pirisca Grecco, "como é no truco é na vida: quem não aposta, não ganha." - ainda mais se a carta for o espadão (às de espada).

- Esta não leva desaforo - explica Edson.

- Bocha vai noite adentro

Tirando as provas campeiras, com  cavalo e apetrechos, a bocha é o esporte gaudério mais próximo à pelada de rua.

A bocha tem origem na Itália. Chegou aqui com os imigrantes, mas foi adotada pelos gaúchos. No piquete 58, da Associação dos Amigos da Bocha, no Acampamento, rende diversão noite adentro de segunda a sexta e sem parar nos finais de semana. Quem garante é o patrão do piquete, Amauri Oliveira, 44 anos:

- Tem dia que toco o pessoal daqui, ou as partidas vão pela madrugada.

Em meio à gritaria do piquete, corre uma acirrada disputa. Bastam dez pilas para se inscrever no torneio promovido pelos Amigos da Bocha. Um dos desafiantes, José Ribeiro, de Porto Alegre, conta que aprecia o esporte há mais de 25 anos.

- É bom jogar na praia, também, uma bela distração - comenta o veterano das canchas, antes de encarar o leopoldense Vilson Borges. Malandro, José dá uma dica valiosa:

- Precisa conhecer o caimento (da cancha) para lançar bem a bola.

Resultado da peleia: Vilson não conseguiu ensinar o padre a rezar missa, e José foi o vitorioso.

- Aprende a jogar, vivente!

Truco

* De acordo com o local, tem regras e variações diferentes, mas não muda o princípio - disputa de três rodadas para ver quem tem as cartas mais fortes (valor simbólico mais alto), baseado no blefe.

* No Sul, usa-se o baralho espanhol (truco cego ou gaudério), com 40 cartas.

* Pode ser jogado entre duas, quatro, ou seis pessoas, divididas em duas equipes.

* Jogadas - Truco, retruco e vale quatro: é uma proposta inicial para subir o valor da mão, que vale um ponto. Por exemplo: se uma dupla pedir truco, que vale um ponto, a dupla adversária decide se aceita, foge ou pede retruco. Se aceitar, a mão passa a valer dois e continua. Se fugir, a dupla que pediu truco vence a mão e ganha seus pontos. Se a dupla adversária pedir retruco, a dupla que pediu truco pode aceitar, fugir ou pedir vale quatro.

* Envido e Flor: modos em que se disputam pontos extras ou partida inteira. É preciso ter, pelo menos, duas cartas do mesmo naipe, somando 20 pontos adicionais. Se não possuir duas do mesmo naipe e quiser blefar, pode ser cantado também - a possibilidade de ganhar, porém, é reduzida. A flor pode ser cantada por qualquer jogador com três cartas do mesmo naipe na mão, desde que ainda não tenha jogado nenhuma na mesa. Vale, inicialmente, três pontos, e cancela o envido.

Bocha

* O jogo é disputado com quatro a seis bochas, dependendo do número de competidores.

* A regra mais usada nos piquetes é a do palmo - a bocha que cair mais de um palmo longe do balim está fora do jogo.

* Cada bocha dentro da circunferência próxima ao balim vale um ponto ao competidor.

 

 

DIÁRIO GAÚCHO
Carlos Macedo, Especial / 

Jogo de bocha é popular entre a gauchada
Foto:  Carlos Macedo, Especial


Comente esta matéria
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet
Grupo RBS

© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.