Semana Farroupilha | 10/09/2011 07h45min
O grande companheiro do gaúcho tem um lugar especial para ficar no Acampamento Farroupilha. A partir deste ano, é somente na área chamada de Fazendinha, onde se realizam as provas campeiras, que os cavalos podem circular. A medida foi adotada pela Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas para evitar acidentes envolvendo os animais em locais de grande circulação de público.
É nesta parte mais sossegada do Parque do Harmonia que está o piquete da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav). O diretor da entidade e patrão do piquete, o ourives Gustavo Bierhals, 64 anos, é um dos pioneiros a acampar no local, desde quando era apenas o ponto de encontro de um grupo de amigos para celebrar o 20 de Setembro.
Como um pequeno sítio
– A gente fazia churrasco debaixo dos maricás. O espírito é de comemorar, de festejar – afirma.
Este ano, o piquete organizou o Projeto Nossa Terra, para mostrar aos visitantes como é uma pequena propriedade. Cavalos, ovelhas, patos, gansos, vaca, coelho e até uma horta com pés de alface, brócolis, couve, tempero verde e beterraba reproduzem o clima de um sítio familiar.
"Aqui não tem tramela"
– Recebemos escolas diariamente, pela manhã e à tarde. Muitos ficam encantados, porque não sabiam nem de onde vinha o leite – conta Gustavo.
Depois de uma palestra, os alunos conhecem os animais e colhem as verduras que serão usadas logo depois, na sua alimentação no piquete. Os horários de visitas agendadas já estão preenchidos, mas o local está sempre aberto para receber o público.
– Aqui não tem tramela, é só chegar – afirma o patrão.
A amizade de Picasso
Entre os animais que estão no piquete da Orcav, o xodó de Gustavo é o cavalo crioulo Picasso. É ele o seu companheiro nas longas cavalgadas e também um grande conselheiro.
– O cavalo é o melhor amigo - define o cavaleiro, que gosta de encilhá-lo e sair sem rumo para "conversar" com o animal.
Há 27 anos, ele aceitou o convite de um amigo para montar, como uma terapia. Acabou se apaixonando pela atividade. Como diretor da Ordem, ele participa das solenidades envolvendo a Chama Crioula, e só neste ano já percorreu mais de 1.000km no lombo do cavalo:
– A gente se realiza assim.
Galpão da RBS
Sábado
8h - Super Sábado - Rádio Gaúcha
12h - Jornal do Almoço - RBS TV
20h - Entrevero Rural - Rádio Rural
Domingo
15h - Galpão Crioulo - RBS TV
Um mate bem solidário
A Pequena Casa da Criança convida a gauchada para uma mateada solidária, no dia 10 de setembro, das 10h às 14h no Piquete da Carris. Além de chimarrão, vai ter carreteiro. Para almoçar, o convidado deve fazer uma doação mínima de R$ 10 para o Projeto "Criando com as mãos" da instituição.
O Projeto "Criando com as mãos" está inscrito no Portal Social, da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, e visa a implementação de uma oficina de costura para oferecer oportunidades de qualificação social e profissional a moradoras da Vila Maria da Conceição, na Capital.
A doação pode ser feita através de cartão de crédito, no site do Portal Social (www.portalsocial.org.br) ou na hora, no piquete.
Conheça o Acampamento
Sábado é dia de visita guiada no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. As reservas devem ser feitas pelos telefones 3289-0175 ou 0800-517686. O passeio começa às 10h.
Vê se aprende, tchê!
Bagual - Cavalo arisco, não domado
Caburé - Pequena coruja, cujas penas dão sorte
Calaveira - Velhaco, caloteiro, tratante
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.