Semana Farroupilha | 30/08/2011 04h12min
Pelo segundo ano consecutivo, tradicionalistas do CTG Porteira da Tradição, de Eldorado do Sul, abrigam a centelha que se transformará na Chama Crioula no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, na Capital, a partir de 7 de setembro.
Aquerenciada no centro de tradições desde o dia 23, a centelha permanece sob a proteção de sentinelas voluntários, que se revezam numa vigília durante as 24 horas do dia.
>>> Em vídeo, conheça a rotina
dos guardiões da centelha
Desde que a centelha foi trazida por cavalarianos de Taquara, no Vale do Paranhana, numa jornada que se estendeu por três dias, uma efervescência cultura, gastronômica e, é claro, etílica, tomou conta do Porteira.
— Há 20 anos tiro férias nesta época do ano — diz o PM Dirceu Schultz, de 46 anos.
Próximo à porta, à direita de quem entra no galpão, a centelha é mantida acessa graças à dedicação de adolescentes como Yonatam de Abreu Pereira, 13 anos — o sentinela mais jovem do grupo, que se prepara todos os dias para receber os visitantes.
E público não falta para prestigiar a centelha. Nos diferentes horários do dia, são encontrados alunos das escolas públicas e privadas de Eldorado, integrantes da invernada mirim, tradicionalistas, músicos, políticos ou, simplesmente, curiosos.
Leia a reportagem completa na Zero Hora desta terça-feira.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.