Conteúdo: regionalismo | 15/08/2011 07h15min
Neste ano, o lançamento dos festejos farroupilhas e o acendimento da chama crioula serão realizados em Taquara em homenagem aos 50 anos da aprovação da Carta de Princípios, documento que rege o movimento tradicionalista e que foi tornado oficial durante um congresso realizado na cidade, em 1961. Para completar as homenagens, uma escultura representando a chama crioula em Taquara será inaugurada na Praça Marechal Deodoro, junto com a abertura oficial dos eventos que antecedem a Semana Farroupilha.
Para o escultor Vinícius Ribeiro, de São Luiz Gonzaga, que modelou o símbolo a ser inaugurado neste sábado — representado pela mão do gaúcho segurando a chama — a inspiração surgiu da imagem de gaúchos guerreiros como o índio Sepé Tiaraju:
— Achei que, para dar mais impacto ao símbolo, ele precisaria algo mais. Descobri isso ao ver imagem da minha escultura do Sepé Tiaraju, existente aqui em São Luiz Gonzaga, e seu braço firmemente levantado. Foi na força de Sepé Tiaraju que me inspirei para adicionar um braço forte segurando a tocha.
Escultura será inaugurada neste sábado na Praça Marechal Deodoro, em Taquara
Foto:
Vinícius Ribeiro
/
Arquivo Pessoal
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.