| hmin
Produtores rurais iniciam na próxima quinta, dia 26, no Parque de Exposições de São Gabriel, uma concentração de representantes de 30 sindicatos da região para realização de uma marcha, para contrapôr a caminhada do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Segundo o presidente do Sindicato Rural da cidade, José Francisco Costa, serão utilizados máquinas, caminhões e até cavalos no protesto.
Costa não quis revelar a data do início da marcha por motivos estratégicos. Os produtores pretendem se deslocar em dois dias pela BR-290, até Vila Nova do Sul, onde ira ocorrer um ato público. Duas mil pessoas são esperadas no evento. Os sem-terra estão em Paraíso do Sul e não tem previsão de chegada em São Gabriel. O MST pressiona pela conclusão do processo de desapropriação de uma área de 13 mil hectares no município. Os ruralistas alegam que as terras são produtivas e, portanto, não podem ser utilizadas na reforma agrária.
O Ministério Público do Rio Grande do Sul teme confronto entre os ruralistas e os integrantes do MST na região. A cúpula da instituição esteve reunida na tarde desta terça em audiência com o governador Germano Rigotto. O Procurador Geral de Justiça, Roberto Bandeira Pereira, revelou que a preocupação do Ministério Público é encontrar posição de consenso. Nesta quarta, Pereira reúne-se com o secretário de Justiça e Segurança, José Otávio Germano.
As informações são da Rádio Gaúcha.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.