| 19/06/2003 11h49min
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, embarcou na manhã desta quinta, dia 19, da Base Aérea de Brasília rumo a Washington, nos Estados Unidos, onde se encontra com o presidente George W. Bush. A chegada de Lula, que passou a Presidência às mãos do vice José Alencar, está prevista para as 20h15min (horário local). O presidente participa ainda nesta quinta de jantar privado, na residência oficial na Embaixada do Brasil.
O encontro com Bush será às 11h50min desta sexta, dia 20, no Salão Oval da Casa Branca. O assunto dominante, além das negociações comerciais, será a inserção do Brasil na Área de Livre Comércio das Américas (Alca). A intenção dos Estados Unidos é de viabilizar a Alca até 2005, mas, para isso, precisa do apoio de grande parte dos países das Américas.
Depois do encontro, os dois presidentes terão reunião ampliada com a participação de ministros brasileiros e norte-americanos. Bush vai oferecer almoço na Casa Branca ao presidente Lula que, após o encontro, vai conceder entrevista à imprensa brasileira.
À tarde, Lula terá uma seqüência de reuniões com representantes do sistema financeiro e de sindicalistas norte-americanos. A primeira audiência será com o diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Horst Kohler. Depois, será a vez do presidente do Banco Mundial, James Wolfensohn. A terceira audiência, também realizada na residência da Embaixada do Brasil, vai ser com o presidente da Central Sindical norte-americana (AFL-CIO), John Sweeney.
O presidente Lula ainda recebe o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Enrique Iglesias, seguido de um jantar privado. O retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Brasília está previsto para as 23h desta sexta.
No total, 10 ministros vão acompanhar o presidente na viagem. Entre eles, Antonio Palocci (Fazenda), Roberto Rodrigues (Agricultura), Dilma Rousseff (Minas e Energia) e Celso Amorim (Relações Exteriores).
Com informações da Agência Brasil.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.