| 16/06/2003 21h59min
Em visita oficial ao Estado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca na tarde desta terça, dia 17, em Pelotas, para visitar a Feira Nacional de Doces (Fenadoce), no Centro Internacional de Cultura Eventos. Em sua 11ª edição, esta será a primeira vez que a feira reberá a visita de um presidente da República.
Além de saborar os famosos doces pelotenses, Lula deverá enfrentar um indigesto protesto de servidores públicos contra a reforma da Previdência. A manifestação deve reunir cerca de 400 servidores da Receita Federal e do INSS, professores de universidades federais e da rede estadual e municipários. Os preparativos para o protesto começam já na manhã desta terça e os manifestantes prometem fazer o barulho necessário para chamar a atenção do ilustre convidado.
Acompanhado pela primeira-dama Marisa Letícia, seis ministros e o governador Zeca do PT, do Mato Grosso do Sul, o presidente será recebido, ainda no Aeroporto Internacional de Pelotas, pelo governador Germano Rigotto e pelo prefeito de Pelotas, Fernando Marroni (PT).
Lula deve permancer na Fenadoce por duas horas e meia. Ele surgirá direto no palco da Cidade do Doce, onde receberá homenagens, assinará convênios e discursará a um público estimado em 8 mil pessoas. Após a solenidade, caminhará até a Fábrica de Doces Artesanais. Ali, descerrará uma placa e receberá pastéis de santa clara e ninhos confeccionados para ele e para Marisa.
O trajeto de Lula dentro da Fenadoce não prevê a visitação de outros estandes. Da fábrica, seguirá para o carro e retornará ao aeroporto. Do evento, Lula retorna ao aeroporto e embarca para o Paraguai, onde participa de uma cúpula do Mercosul.
A viagem do presidente para Pelotas começou a ser desenhada na primeira audiência individual que teve com o governador Germano Rigotto, no final de abril. O convite oficial, no entanto, foi feito no dia 27 de maio, quando Lula recebeu em Brasília a visita da comitiva com a rainha e as princesas da Fenadoce e recebeu uma cesta de doces típicos do município.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.