| 16/06/2003 07h07min
O ministro da Fazenda, Antônio Palocci, disse neste domingo que a previsão de inflação para os próximos 12 meses é de 8%. Durante a abertura de congresso promovido pela Febraban, o ministro insinuou que se aproxima o momento da queda dos juros e pediu que os bancos o sigam.
– O fato de os índices inflacionários estarem todos convergindo para as metas é uma excelente notícia para o país. Ou seja, nós podemos planejar crescimento com inflação sob controle – disse Palocci a uma platéia de empresários do setor financeiro, em São Paulo.
Em entrevista a jornalistas, o ministro mandou o recado aos bancos.
– Quando nós ultrapassarmos o período de ajustes e começarmos um período de crescimento, onde os juros começam a cair, é necessário que todos os agentes do sistema financeiro acompanhem esse movimento e derrubem também os spreads bancários.
Palocci, no entanto, endossou a cautela que vem norteando as decisões do Banco Central sobre a condução da política monetária.
– Eu não adotaria nenhuma medida que fosse contrária a esse controle inflacionário, porque senão nós pagaremos mais tarde, e infelizmente quem paga mais caro é o pobre.
O Comitê de Política Monetária do BC (Copom) se reúne nesta semana e redefine o rumo para a taxa básica de juros do país na próxima quarta, dia 18. Atualmente, a Selic é de 26,5% ao ano.
As informações são da agência Reuters.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.