Semana Farroupilha | 06/09/2010 03h17min
O domingo de sol levou centenas de gaúchos ao Acampamento Farroupilha e lotou os piquetes antes da abertura oficial da festa, que ocorre amanhã. Ponto de encontro das comemorações do 20 de Setembro, o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho está pronto para receber as celebrações da Semana Farroupilha.
Ao som de músicas gaudérias, quem optou por aproveitar o dia no acampamento encontrou bastante barro e muito churrasco. Alguns peões aproveitaram o tempo bom para retocar os piquetes. As mesas da praça de alimentação receberam famílias que buscavam pratos típicos como o entrevero e o arroz de carreteiro.
A fumaça do churrasco, obrigatória em todos os piquetes, podia ser sentida de longe. Assador do Meu Velho Pai e Rancho dos Cavalos, o aposentado Luiz Andrade, 60 anos, calculava que 40 quilos de carne passariam pelos seus espetos somente ontem:
– Estou assando desde as 10h, e só Deus sabe até quando vou ficar. Cada um que chega vem trazendo mais um pedaço e vamos espetando.
O presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilha, Vinícius Brum, afirma que foi preciso drenar o parque no sábado, devido ao mau tempo da semana passada. A prefeitura deve colocar hoje brita e cascalho para amenizar o problema do barro.
Há 25 anos envolvido na organização da festa, o prefeito do acampamento, Nelson Lima dos Santos, está otimista quanto ao público:
– Se não chover muito, acho que mais de 1 milhão de pessoas vão passar por aqui. Como diz o magrão, o povo está bombando desde sábado.
O evento abre oficialmente às 18h de amanhã, com a chegada da Chama Crioula, e segue até 20 de setembro.
A estrutura do evento |
- Um palco principal foi montado no centro do parque para abrigar os shows. Nos outros anos, as apresentações ocorriam no Centro de Eventos |
- O Centro de Eventos, desta vez, será o palco para os bailes nas sextas e nos sábados |
- A Polícia Civil irá reforçar a segurança, que tradicionalmente era feita pela Brigada Militar. Uma delegacia já foi montada no local |
- O acampamento oferecerá padaria, açougue, revendas de gelo, lenha e carvão, depósito de bebidas, churrascaria, restaurantes típicos e de frutos do mar |
- A praça de alimentação terá estandes que venderão peixe, entrevero, pastéis e produtos coloniais |
- O Piquete da Leitura, uma minifeira do livro, oferece literatura regional |
- A programação campeira, com prêmios e provas de laço e pelego, gineteadas e rédeas, começa no sábado e vai até o dia 19 |
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.