Semana Farroupilha | 04/09/2010 03h48min
O Acampamento Farroupilha começa na terça-feira com novidades na infraestrutura. O espaço oferecerá ao público padaria, açougue, revendas de gelo, lenha e carvão, depósito de bebidas, churrascaria, restaurantes típicos e de frutos do mar. A praça de alimentação terá estandes que venderão peixe, entrevero (sanduíche com carne de churrasco), pastéis e produtos coloniais, como queijo, salame, pão, cucas e doce de leite.
Aestrutura começa a tomar forma. Já está no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) uma ambulância de atendimento básico. A novidade deste ano será a presença de uma delegacia da Polícia Civil no parque, que ficará próximo ao Centro de Eventos, ao lado do piquete da leitura, uma espécie de feira do livro tradicionalista. A Polícia Civil irá reforçar a segurança, feita tradicionalmente pela Brigada Militar.
> Confira a localização das atrações no parque
Enquanto o acampamento recebe os últimos retoques, a confecção dos carros temáticos do Desfile Farroupilha segue acelerada. São 45 pessoas em dois turnos diários preparando as 10 invernadas que irão desfilar na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, na noite de 19 de setembro.
Segundo Sergio Peixoto, um dos responsáveis pela produção, já foram utilizados até o momento cerca de 10 blocos de isopor, mil chapas de madeira compensada, 15 latas de massa corrida, 1,5 tonelada de ferro, cem litros de poliuretano, cem discos de corte, entre outros materiais.
Tema aborda revolução sob três enfoques
A proposta busca ressaltar o tema anual “Farroupilhas, ideais, cidadania, revolução”. O carro mais alto é o que simboliza a família e tem sete metros. Cerca de 1,5 mil pessoas devem participar do desfile temático. O tema busca trabalhar a revolução sob estes três aspectos: seus ideais, explorando os motivos que levaram os farroupilhas a se posicionarem contrariamente ao Império, a cidadania, apresentando a vida dos farroupilhas, e a revolução, mostrando as tropas.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.