Semana Farroupilha | 01/09/2010 11h43min
A Semana da Pátria foi oficialmente aberta nesta quarta-feira pela manhã com o acendimento do fogo simbólico à Pira da Pátria, em frente ao Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção. A chama ficará acesa até o dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil. Até lá, um policial militar e um voluntário ficarão de vigília no local.
O encerramento da Semana da Pátria ocorre às 17h do dia 7, quando uma centelha será retirada do fogo simbólico e conduzida a cavalo até o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Lá, ela encontra a chama que foi acesa em Itaqui, no dia 14 de agosto. As duas se fundem e formam a chama oficial da Chama Crioula 2010. É quando tem início as comemorações da Semana Farroupilha no Estado.
— Vivemos mais este ato de civismo para incentivar ações que todo cidadão deve praticar. Acredito que todos temos esse sentimento de civismo e deveríamos externalizar mais e não só em ações pontuais — declarou o comandante militar do sul, general de exército Túlio Cherem.
O prefeito de Porto Alegre José Fortunati, que acendeu o fogo, refletiu sobre a importância deste gesto nos dias de hoje.
— É um ato simbólico, mas que tem uma significância muito importante. Mesmo vivendo num mundo globalizado não podemos nos esquecer dos valores cívicos — refletiu.
A cerimônia contou com a presença do 5° Comando Aéreo Regional, Brigada Militar, Liga da Defesa Nacional, Movimento Bandeirantes, Associação de Corredores de Rua de Porto Alegre, entre outros.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.