clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 17/08/2010 22h

Prancheta ZH: Como o Brasil vê a final

Uma análise dos principais comentaristas do país sobre a decisão no Beira-Rio

Fora do Rio Grande do Sul, o futebol do Inter vem impressionando comentaristas especializados. Tostão chegou a dizer que o Inter está reabilitando o jeito brasileiro de jogar bola. Se o consenso é que o time colorado tem todas as condições de levar a taça nesta quarta-feira, os comentaristas ouvidos por O Jogo também concordam quanto ao principal inimigo do Inter: o salto alto. Confira as opiniões.

Perguntas:
1- Qual deve ser a postura do Inter na final?
2- Esse time do Inter é melhor do que o de 2006?
3- Que perigos o Chivas representa?
4- Quais os desafios e chances do Inter no Mundial?

Paulo Vinicius Coelho, comentarista da ESPN Brasil

1) Agredir. O Inter é ótimo quando marca por pressão, dificulta a saída do adversário. Pode ser campeão assim.

2) Jogador por jogador, sim. Mas eu prefiro analisar as campanhas. Desse ponto de vista, aquele era melhor. Fez 29 pontos, este vai no máximo a 24. Aquele só sofreu para classificar contra a LDU, gol do Rentería no último minuto. Este levou 3 x 1 do Banfield, só fez o gol da classificação contra o Estudiantes no último minuto. Aquele era melhor como time. Este tem um elenco melhor.

3) O contra-ataque. Mas se o Inter não o deixar jogar, não vai representar risco, a não ser a lembrança do São Caetano de 2002, que venceu for a de casa, fez 1 x 0 contra o Olimpia e levou a virada. Digamos, o Inter não é o São Caetano, ainda que possa se lembrar do mesmo Olimpia, em 1989, na semifinal da Libertadoers.

4) O desafio é ganhar de um time azul e preto. O grande rival é a Internazionale, vencida na final do Torneio de Dubai, em 2008. A Inter, do Rafa Benítez, não se sabe como será. Mas, como disse o Mourinho, é impossível ser melhor do que a do Mourinho. É mais fácil o Inter vencer a Inter em dezembro do que era ganhar do Barcelona em 2006.

Tostão, ex-jogador e colunista da Folha de S.Paulo

1) A mesma que teve no México: não ficar esperando as coisas acontecerem, assumir o jogo, ter posse de bola, tentar o gol. É o que o Inter faz normalmente em casa, e tem de fazer de novo. Mostrou que tem um time melhor, do que o Chivas, agora é jogar o que sabe.

2) Mesmo que não esteja tão bem no Brasileirão, porque está privilegiando a Libertadores, o Inter hoje tem o melhor time do Brasil. Melhor até do que o Santos, que tem três craques mas não tem um conjunto tão forte. Comparado com 2006, a equipe tem jogadores de maior nível, de mais prestígio. Aquele time tinha vários jogadores considerados modestos _ este tem gente de primeiro nível em todas as posições.

3) O único medo nesse jogo é tentar jogar com a vantagem.  Administrar o jogo e deixar o tempo passar. Se jogar assim, corre grande risco. Não está claro o poder desse time, por isso que o Inter tem que  comandar o jogo. O Chivas tem um bom atacante, experiente, o Bautista. É jogador de poucos lances, mas que traz perigo porque sabe jogar.

4) O time de hoje tem mais chance até do que em 2006. A Inter foi uma campeã da Europa circunstancial, não é o melhor time da Europa agora. Era um momento, que passou. Saiu o Mourinho, alguns  jogadores, não é um time pronto que joga bem todo ano. Tem  grande chances.

Juca Kfouri, comentarista do UOL Esporte

1) A mesma postura que o time teve no primeiro jogo.

2) Sim. Acho a equipe de hoje mais versátil e encantadora.

3) Os perigos de um time que não tem mais nada a perder.

4) Serão os desafios de sempre. O clube europeu é sempre favorito, aí os brasileiros vão lá e "crau"!

Alex Escobar, comentarista da TV Globo

1) A postura que o levou até essa condição. O Inter tem sido um time que se impõe, que joga com a bola no pé e sempre de forma organizada. O Chivas não pode se sentir à vontade no Beira-Rio.

2) Acho muito difícil essa comparação. Os dois são grandes times.

3) Eles não chegaram à final à toa. Omar Bravo e Bautista não podem jogar livres. Mas o maior perigo para o Inter é o "já ganhou", a acomodação do time.

4) É preciso ter personalidade. O xará de Milão é o grande adversário e dá para encarar. O maior desafio colorado é manter o time até o fim do ano.

Veja quais os bares que vão exibir o jogo
Assista ao jogo pela TV


Acompanhe a cobertura do blog Pré-Jogo direto do QG do Inter

INFOGRÁFICO: explore o Beira-Rio em imagens 360º




Colorado, clique aqui para enviar sua foto para a taça do bi


Vídeo especial: o caminho do Inter até a decisão

 


Em gráfico, saiba mais sobre o adversário

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet
Grupo RBS

© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.