| hmin
O presidente eleito do Paraguai, Nicanor Duarte Frutos, defendeu nesta quarta, dia 28, o fortalecimento do Mercosul, ao ser recebido por Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília. Com relação à Área de Livre Comércio (Alca), Duarte disse que é preciso pensar se vale a pena ou não.
Frutos ressaltou que a Alca forçará os países a serem muito mais competitivos e a melhorar os indicadores sociais. Ele frisou que a prioridade é o Mercosul. Disse que o presidente Lula manifestou que não pretende exercer uma posição hegemônica no acordo entre os países e que o governo brasileiro vai desenvolver um trato igualitário e até preferencial com os vizinhos menos desenvolvidos.
– Queremos, no Mercosul, um mercado com abertura real – disse Frutos.
Ele lembrou que a missão do organismo deve ser mais clara e comprometida com a solidariedade e com a recuperação da dignidade dos povos latino-americanos.
Além disso, Frutos destacou que o principal problema no seu país não é a corrupção. Ele afirmou ainda que o governo paraguaio vai trabalhar para constituir um sistema político muito mais sério e confiável. Contra a pirataria, contrabando e a falsificação, o Paraguai assumirá uma posição clara de combate.
– Quando tivermos um poder executivo que atue com clareza, que tome decisãos drásticas e que promova um poder judicial muito mais respeitável, acreditamos que, assim, a corrupção, que é um câncer, será dilluída ou perderá o seu impacto – declarou Nicanor Frutos, que tomará posse do cargo, em 15 de agosto.
As informações são da Agência Brasil.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.