| 14/05/2003 09h53min
Pouco antes de embarcar para a província de Salta, governada pelo candidato à vice-presidência Juan Carlos Romero, o ex-presidente da Argentina, Carlos Menem, afirmou que irá oficializar a renúncia à disputa pela Casa Rosada. O anúncio do fim da candidatura ocorrerá por volta das 13h desta quarta, dia 14, conforme o próprio assegurou às portas do avião. A região de La Rioja, cidade natal de Menem, será o palco sobre o qual o ex-presidente se pronunciará.
A saída do peronista é dada por certa na imprensa argentina. O jornal Ambito Financiero publicou na edição deste dia 14 entrevista com o ex-presidente, na qual comunica a decisão:
– Comunico que nós não participaremos do segundo turno da eleição. Farei o anúncio amanhã (hoje) às 13h em La Rioja – assegurou o então candidato.
A afirmação do ex-presidente pode acabar com o mistério sobre a disputa eleitoral na Argentina. Ainda que os rumores sobre o fim da disputa da segunda etapa do pleito tenham sido divulgados nessa terça, a oficialização da desistência do canditato mais votado no primeiro turno não fora confirmada. No final da noite, Menem apareceu na varanda do hotel onde funciona o QG eleitoral, em Buenos Aires, para saudar seguidores que gritavam "Não se vá, não se vá, Menem presidente!".
O ex-presidente acenou para o público, chegou a fazer o "V" da vitória, e depois voltou para o quarto, sem dar qualquer declaração sobre a suposta renúncia. Diego Guelar, ex-embaixador nos Estados Unidos e graduado assessor do ex-presidente, chegou a confirmar o fim da candidatura. Uma carta justificando a desistência foi divulgada por órgãos da imprensa argentina. O documento foi dado como falso posteriormente pelo porta-voz de Menem, Jorge Azcárate.
Caso seja confirmada a desistência, Néstor Kirchner será proclamado o novo presidente do país logo após o pronunciamento de Menem.
Com informações da Rádio Gaúcha e da Globo News.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.