| 12/09/2009 03h12min
A pré-temporada do Grêmio pode servir de um bom cartão de visitas para impressionar a CBF e conquistar o direito de receber a Seleção antes da Copa de 2010. Por isso, Bento Gonçalves e Canela fazem ajustes finais para preencher o que pode ser definido como caderno de encargos criado pelo clube. A primeira exigência vinda do Olímpico é bancar custos da estada de duas semanas, orçada em R$ 120 mil.
Bento e Canela rejeitam o termo disputa. Ainda assim, nesta semana os cônsules das duas cidades desceram a Serra para expor seus projetos à direção. Da delegação, fizeram parte até mesmo os dois prefeitos, Roberto Lunelli, de Bento, e Constatino Orsolin, de Canela. Conforme Jânio Vasconcellos Machado, cônsul do Grêmio em Canela, a prefeitura toca projeto para transformar o campo do Celulose em estádio municipal. Há ainda os gramados do Serrano e do Sesi. O parque Laje de Pedra, com seu lado deslumbrante, serviria para atividades aeróbias. Até mesmo um hotel-fazenda, com campo de futebol,
foi colocado à
disposição. A hospedagem seria no Hotel Continental, tradicional endereço gremista da Região das Hortênsias.
O cônsul do clube em Bento, Antônio Frizzo, assegura que os estádios do São Paulo e do Flamengo, clubes amadores da cidade, receberão melhorias. A partir de 2010, o Estádio da Montanha, antiga casa do Esportivo, também será oferecido para treinos. Localizado em região central, pertence agora à prefeitura. O Hotel Dall’Onder Victoria seria, de novo, o local da hospedagem.
O vice de marketing César Pacheco recebeu as duas delegações e prometeu anunciar a escolha até o final de outubro. Nas próximas semanas, a comissão técnica vistoriará as instalações nas duas cidades. O clube impôs como condição evitar a presença de jogadores em jantares organizados pelos consulados – fonte de renda para bancar aos gastos com o clube. Em 2009, foram cinco jantares.
– Não queremos fazer leilão. Nossa única exigência é custo zero para o clube, bons locais de
treinamento e que os jogadores não sejam
submetidos a atividades que fujam dos padrões técnicos – avisa Pacheco.
Frio com calor humano
A tradição de pré-temporadas na Serra teve início em 1994, a pedido do técnico Luiz Felipe Scolari. Para ficar bem com as duas cidades, o time se hospedava em Canela e treinava em Gramado. Foi assim até 2005. No ano seguinte, o consulado gremista de Bento Gonçalves ganhou a disputa. O técnico era Mano Menezes.
– O bom filho à casa torna. Canela sempre foi a segunda casa do Grêmio – garante Jânio Vasconcellos Machado, cônsul gremista em Canela, que usa como trunfo também a preparação para o Mundial em 1983.
– Se for levada em conta apenas a parte técnica, Bento sairá vitoriosa – aposta Antônio Frizzo, cônsul do clube em Bento.
VANTAGENS DE CANELA
– Dividiu com Gramado as pré-temporadas de 1994 a 2005
– Antes disso, recebeu o
Grêmio antes do Mundial de 1983
– Oferece quatro locais para treinamento, um deles dentro de um
hotel-fazenda
VANTAGENS DE BENTO
– Passou a sediar as pré-temporadas em 2006
– Oferecerá três locais de treinamento, entre eles o Estádio da Montanha
– Conta com o Estádio Montanha dos Vinhedos, do Esportivo, para amistosos
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.