| 11/09/2009 08h49min
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, lançou a ideia no programa Arena Sportv, e o Rio Grande do Sul já começou a se mexer para tornar a fagulha um incêndio. Uma reunião com Dunga e a comissão técnica pode definir até o fim do mês uma cidade do Estado – e, inclusive, da Serra – para a Seleção Brasileira treinar em maio do ano que vem, antes de buscar o hexa na Copa da África do Sul.
Segundo Teixeira, neste período do ano o Sul oferece condições climáticas parecidas às que os jogadores encontrarão no Mundial, com temperaturas mais baixas – como se viu na Copa das Confederações deste ano. Santa Catarina e Paraná também estão no leque de opções.
Como Porto Alegre é uma das sedes escolhidas pela Fifa para sediar jogos da Copa de 2014 e a cidade tem recebido partidas das Eliminatórias com alguma regularidade (a última foi no dia 1º de abril, contra o Peru, no Beira-Rio), são maiores as chances de o local escolhido ser a Capital ou algum município do Interior. A
Europa está descartada, por
ser verão nesta época do ano.
O vice-prefeito de Porto Alegre e secretário extraordinário da Copa de 2014, José Fortunati, já tinha ouvido rumores sobre esta possibilidade, mas classificou de “boa novidade” as declarações de Ricardo Teixeira.
– Amanhã (hoje) mesmo vou ligar para ele (Teixeira), com quem tenho boa relação. Vamos trabalhar com toda a força para a Seleção treinar no Rio Grande do Sul antes da Copa de 2010. Não sei ainda o que a CBF quer exatamente. Mas posso adiantar o seguinte: nós temos condições de atender qualquer pedido. Vamos à luta – afirmou Fortunati.
Segundo o secretário, dependerá das condições determinadas por Teixeira a opção por Porto Alegre ou alguma cidade do Interior, como Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gramado ou Canela, por exemplo.
Fortunati entende que não poderia acontecer algo mais positivo com vistas ao Mundial de 2014. A presença da Seleção em solo gaúcho já no ano que vem funcionaria como
um “gostinho” do que acontecerá quatro anos
depois.
– Além de fortalecer nosso vínculo com a Seleção, que já é forte, teremos uma amostra do lado emocional que é receber uma Copa.
O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Novelletto, um dos dirigentes brasileiros mais próximos a Teixeira, conversou com o presidente da CBF ontem, para tratar da liberação do volante colorado Sandro, convocado para a seleção sub-20 que disputará o Mundial da categoria no Egito.
– Não sei de nada, por enquanto. Para nós, gaúchos, seria ótimo que isso ocorresse, mas, sinceramente, acredito que seja apenas especulação. É verdade que na África do Sul a Copa será realizada no frio. A Seleção teria que ir para a Serra gaúcha por volta de maio, a fim de realizar uma aclimatação. E torcer para que realmente faça frio em maio do ano que vem – disse Novelletto.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.