| 25/07/2009 18h10min
O Figueirense derrotou a Ponte Preta por 1 a 0 em Campinas neste sábado, dia 25, e volta a Florianópolis com um motivo a mais para comemorar. Com a vitória, o time catarinense retornou ao G-4 da Série B, na quarta colocação, com 23 pontos. O atacante Rafael Coelho anotou o único gol da partida no Moisés Lucarelli, aos 36 minutos do primeiro tempo. Com o seu tento, Rafa Coelho chegou ao 10º gol na competição e lidera a artilharia da Segundona.
>>> Veja o gol de Rafael Coelho (RBS TV)
Além da conquista dos três pontos em Campinas, o Figueirense retornou ao G-4 beneficiado pela derrota do Vasco para o Bahia, por 2 a 1. Com isso, equipe cruzmaltina é a quinta colocada, também com 23 pontos, porém em desvantagem no número de vitórias.
O
Alvinegro retorna a campo na próxima terça-feira, às 19h30min, contra o
Brasiliense, no estádio Orlando Scarpelli. No mesmo dia e horário, o time campineiro recebe o Vila Nova. Para o confronto diante do Jacaré candango, o Figueira não terá o goleiro Wilson e o volante Alê, ambos suspensos por terem recebido o terceiro cartão amarelo diante da Macaca.
— Foi uma vitória muito importante pra gente. A gente sabia das dificuldades que iria ser aqui, mas graças a Deus a gente consegiu uma boa vitória. Agora é descansar e já pensar no Brasiliense na terça-feira — comemou Lucas, um dos destaques do Figueira em campo.
Primeiro tempo
Com um esquema cauteloso de jogo, o Figueirense entrou em campo apostando na barreira formada pelos zagueiros Toninho, Régis e Edson, que atuou mais pelo lado esquerdo. No meio campo, a marcação foi reforçada pelos volantes Paulinho, Carlinhos e Alê. O artilheiro Rafael Coelho ficou um pouco isolado na frente e dependeu, na maior parte dos casos, das assistências
de Lucas, pela direita. A armação das
jogadas e a condução do passe ficaram a cargo de Fernandes e Vinícius Pacheco.
Já a Ponte de Pintado, ex-técnico do Alvinegro, usou artilharia pesada no ataque, com o trio ofensivo formado por Evando, Márcio Mixirica e Lins.
E a tática de atuar no contra-ataque deu resultado logo nos minutos iniciais da partida. Aos quatro, Rafa Coelho recebeu pela direita e tocou para Fernandes, livre e sem goleiro. O ídolo alvinegro, porém, não dominou e viu a bola sair pela linha de fundo.
O jogo, bastante truncado, com muitas faltas no meio-campo, não favoreceu tanto à criação de chances concretas de gol na partida. Apenas da metade para o final de jogo a bola voltou a rolar mais solta, e quem ofereceu perigo foi a equipe da casa. Aos 21, após cobrança de escanteio, Evando cabeceou pelo lado direito, Wilson deu um toquinho para fazer a defesa e, por pouco, Mixirica não completou.
Quatro minutos depois, o lateral Vicente recebeu pelo
lado esquerdo e bateu com força para a defesa de
Wilson.
Porém, a aposta dos contra-ataques do técnico Roberto Fernandes deu certo aos 26 minutos. Vinícius Pacheco conduziu a bola para Lucas, que cruzou com muita categoria para Rafa Coelho. O matador alvinegro dominou de primeira, em um semi voleio, anotando um belo gol.
A desvantagem no placar não esfriou o ânimo da Ponte, que até construiu boas chances, mas pecava nas finalizações. Aos 31, Evando pegou mal na bola e mandou por cima da meta de Wilson. Aos 43, Mixirica apareceu com perigo na área do Figueira, porém desperdiçou com um chute fraco.
Aos 44, no entando, um lance polêmico agitou a área da Macaca. Vinícius Pacheco bateu contra Gilson, que não segurou. No rebote, Rafael Coelho testou, e o arqueiro da Ponte segurou praticamente sobre a linha do gol. Os jogodores do Figueira reclamaram que o goleiro entrou com bola e tudo, porém, o árbitro da partida, o mineiro Átila Carneiro Magalhães, deu lance
normal.
Segundo tempo mais movimentado
Na etapa final, o técnico Roberto Fernandes preferiu evitar o desgaste do meia Fernandes e substituiu o jogador pelo jovem Massari. Com isso, a equipe perdeu um pouco do toque de bola no meio-campo e deixou clara a proposta de atuar nos contra-ataques. Aos nove, Lucas saiu em disparada e apareceu com perigo na pequena área. O goleiro Gilson caiu para evitar o segundo gol do Alvinegro catarinense.
A reação da Ponte veio em seguida. Aos 10, Mixirica bateu com perigo pelo lado esquerdo, e Edson fez o corte.
O Figueirense voltou a assustar aos 23. O experiente zagueiro Marinho tentou passe de calcanhar, e a bola ficou com Lucas. O jogador bateu pela direita para a boa defesa de Gilson.
Notando que o ataque da Ponte não estava conseguindo passar a defesa do Figueira, o ténico Pintado trocou a dupla Mixirica e Lins por Diego Sales e Dayvid, respectivamente, mas as substituições não surtiram o efeito esperado.
Perdida em campo diante
da muralha do Figueira, a Macaca quase chegou
ao empate nos acréscimos. Aos 48, Evando chutou com muito veneno da entrada da área para uma excelente defesa de Wilson, que garantiu a vitória do Furacão e também o retorno da equipe ao G-4 da tabela.
FICHA TÉCNICA
Ponte Preta (0)
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.