| 25/04/2009 16h05min
Se vencer o Boyacá Chico na próxima terça-feira, no Olímpico, e confirmar o primeiro lugar na classificação geral da primeira fase da Libertadores, o Grêmio vai enfrentar nas oitavas-de-final do torneio o pior entre os 16 classificados. São quatro os possíveis adversários: Defensor (Uruguai), San Martín (Peru), Universitario (Peru) ou San Luis (México).
Destes, o confronto mais provável é contra o Defensor Sporting, do Grupo 4. Os uruguaios encerraram sua participação, quarta-feira passada, com oito pontos e nenhum gol de saldo. As outras três equipes têm mais uma rodada, que será disputada na próxima semana, para pontuar e fugir do time de melhor campanha.
Os peruanos San Martín e Universitario precisam apenas de um empate, fora de casa, contra os já eliminados River Plate (quinta-feira) e San Lorenzo (terça-feira), respectivamente. Assim, chegariam aos nove pontos e fugiriam do Grêmio nas oitavas-de-final.
Correndo por fora, no Grupo 8, a equipe mexicana do San Luis precisa vencer o Libertad (terça-feira), no Paraguai, e torcer por uma derrota do Universitario para se classificar com oito pontos. Se tiver pelo menos um gol de saldo, se livra do Grêmio na próxima fase.
No Olímpico, o discurso é de que não se escolhe adversário. Mas desses quatro times, o único que o Grêmio não gostaria de enfrentar é o San Luis, em virtude da desgastante viagem para o México. Naturalmente, por dedução, a preferência seria pelo Defensor, de Montevidéu, das quatro cidades dos rivais a mais próxima de Porto Alegre.
LANCEPRESS!© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.