| hmin
O ministro dos Transportes, Anderson Adauto, garantiu nesta terça, dia 25, uma solução para a duplicação do trecho sul da BR-101, que liga Palhoça (SC) a Osório (RS), até a próxima segunda. A data já havia sido fixada pelo próprio Adauto durante uma audiência pública em Santa Catarina, ocorrida em janeiro.
– A obra é uma prioridade real do presidente – garantiu o ministro que participou de reunião nesta terça com parlamentares do Rio Grande do Sul.
O ministro, porém, informou que não tinha como antecipar a decisão. O assunto não estava na agenda do encontro que tratou exclusivamente sobre recuperação de estradas gaúchas.
– Por favor, eu tenho tempo até o final do mês – disse Adauto, sem revelar detalhes, enquanto deixava com pressa o prédio da Câmara dos Deputados.
O ministro apresentou nesta terça à bancada gaúcha o seu programa de recuperação da malha federal no Rio Grande do Sul. A proposta atinge aproximadamente 3,3 mil quilômetros de estradas.
Diante das dificuldades orçamentárias, o governo pediu para que as lideranças políticas do estado definissem as prioridades. Também pela falta de recursos, o ministro confirmou a possibilidade de recorrer ao Exército para os serviços de manutenção, mas encontrou resistência.
O deputado Paulo Pimenta (PT) argumentou que o Exército da região não dispõe de condições para realizar a obra e que seria mais razoável o ministro rever a decisão anterior e dar caráter emergencial para a recuperação da rodovia BR-287.
Adauto adiantou que estuda a possibilidade de deslocar o batalhão de Lages, no Planalto Serrano catarinense, para executar a recuperação.
O ministro acrescentou que o governo federal vai concluir cerca de 100 obras inacabadas em todo o Brasil, desde que estejam com pelo menos 70% dos trabalhos executados.
KLÉCIO SANTOS / AGÊNCIA RBS© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.