| hmin
O apoio dos norte-americanos à eventual guerra contra o Iraque está diminuindo, enquanto a oposição ao conflito ganha intensidade nos Estados Unidos. O fato foi revelado nas últimas pesquisas fesitas no país, que mostram um apoio substancial, mas não avassalador, às ameaças de Bush contra o regime de Saddam Hussein.
Segundo o levantamento ABC News/Washington Post, feito entre 19 e 23 de fevereiro, 55% dos entrevistados acham que o governo vem agindo corretamente, e 39% discordam. A taxa de apoio caiu seis pontos percentuais desde o começo de fevereiro.
Feita entre os dias 19 e 20, a pesquisa Time/CNN aponta resultado semelhante: 54% de apoio à ação militar para derrubar Saddam. Este foi o índice mais reduzido desde novembro, e cinco pontos percentuais abaixo do número do início do mês.
A Zogby, que também fez sua pesquisa nos dias 19 e 20, encontrou os mesmos 54% de apoio à ação militar, taxa que cai para 43% quando a hipótese apresentada é a de uma guerra sem o respaldo da ONU. Nesse caso, a oposição à guerra chega a 50%.
O Centro de Pesquisas Pew indicou que 57% dos norte-americanos ouvidos querem que Bush busque a aprovação de uma resolução na ONU que autorize a guerra, enquanto 33% acham isso desnecessário.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.