| 23/02/2003 16h47min
O secretário de Estado norte-americano Colin Powell disse neste domingo, diaa 23, que era "hora de agir'' para desarmar o Iraque. Powell está na China tentando obter apoio para uma possível guerra contra Bagdá e para garantir ajuda diplomática na crise norte-coreana.
O Conselho de Segurança da ONU deve decidir o que fazer a respeito do Iraque logo depois da entrega do relatório dos inspetores de armas da ONU, no dia 7 de março. A informação foi dada por Powell durante uma entrevista coletiva em Tóquio, depois de se reunir com o premiê japonês, Junichiro Koizumi, e outras autoridades japonesas.
O Japão ofereceu ajuda para a decisão norte-americana de desarmar o Iraque e para conseguir uma medida diplomática ''multilateral'' para convencer a Coréia do Norte a desistir de seu programa de armas nucleares, disse Powell. Colin Powell terá mais dificuldade para convencer os líderes chineses a não vetar uma nova resolução da ONU sobre o Iraque e a participar mais ativamente no diálogo com a Coréia do Norte.
O porta-voz do departamento de Estado norte-americano, Richard Boucher, disse que Powell pretendia "discutir como o Conselho de Segurança poderá manter sua resolução de desarmar o Iraque'' nos encontros com o ministro chinês das Relações Exteriores, Tang Jiaxuan, e com o presidente Jiang Zemin. O governo norte-americano pretende apresentar uma resolução no início desta semana mostrando que o Iraque não estaria cumprindo as exigências de desarmamento da ONU.
Powell afirmou que o Conselho de Segurança da ONU deverá tomar sua decisão final sobre o Iraque dentro de aproximadamente duas semanas, depois da apresentação do relatório pelo chefe dos inspetores da ONU, Hans Blix, no dia 7 de março. O secretário de Estado norte-americano disse esperar que o Japão utilize sua influência entre os membros do Conselho para convencê-los a apoiar o uso da força contra o Iraque. As informações são da agência Reuters.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.