| hmin
O PMDB e o PFL, partidos que não compõem a base de apoio do governo Luiz Inácio Lula da Silva, conquistaram as duas principais comissões do Senado em reunião de líderes comandada pelo presidente do Congresso, José Sarney, nesta terça, dia 11.
O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) assumirá a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que era cobiçada pelo PT. A presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ficou com o senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA), que apoiou a candidatura Lula.
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que era o nome do PT cotado para a CAE, ficou com a Comissão de Relações Exteriores. O PT ambicionava a CAE porque é por lá que passam pedidos de empréstimos e rolagem de dívidas dos Estados.
O PFL ficou ainda com a Comissão de Infra-Estrutura para José Jorge (PE) e o PMDB com a Comissão de Fiscalização e Controle, mais ainda não indicou um nome. O PSDB, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ficou com a
Comissão de Assuntos Sociais, que será
ocupada por Romero Jucá (RR). O PDT terá a Comissão de Educação, com Osmar Dias (PR), e a Comissão de Legislação Participativa ficará com o PL, ainda sem indicação.
O presidente do Congresso informou que pretende retomar a reforma do Judiciário, e a reforma previdenciária será tema de apresentação do ministro da área, Ricardo Berzonini, na próxima semana, no Senado. Sarney está também fazendo um levantamento de todos os pontos da reforma política que pararam na Câmara dos Deputados e no Senado. Financiamento público de campanhas e fidelidade partidária são temas polêmicos que emperraram a reforma na Câmara.
Com informações da Reuters.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.