| hmin
O Iraque negou nesta quinta, dia 6, ter relações com o grupo de um militante muçulmano ligado à rede Al Qaeda, de Osama bin Laden.
Ao tentar relacionar o Iraque à Al-Qaeda, o secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, disse ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que o Iraque havia abrigado Abu Moussa al-Zarqawi, o suposto mentor do assassinato de um diplomata norte-americano na Jordânia no ano passado. Ele também afirmou que o país tinha laços com o grupo Ansar al-Islam.
– Nós não conhecemos Abu Moussab al-Zarqawi, nós não sabemos onde ele está e continuamos a cooperar com as autoridades jordanianas para pôr fim a suas atividades – disse Saeed al-Mousawi, do Ministério das Relações Exteriores iraquiano.
Ele disse que Zarqawi estava na área governada pelos curdos no norte do Iraque.
– No que diz respeito ao grupo Ansar al-Isral, aqui novamente há uma acusação torta. Esse grupo ocupa uma pequena área na região norte do Iraque, que está fora do controle do governo iraquiano – afirmou.
Mousawi disse que o grupo Ansar é responsável por "atos terroristas" dentro do Iraque.
– A presença deles no Iraque é parte de uma situação anormal, criada pelos EUA e pela Grã-Bretanha – afirmou.
Mousawi reiterou que o Iraque não tem elos com a Al-Qaeda. Ele disse que o Iraque fez várias ofertas a Washington nos últimos anos para cooperar no combate ao terrorismo, mas os EUA sempre se recusaram a responder.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.