| 25/01/2003 14h47min
O físico austríaco Fritjof Capra participou na manhã deste sábado, dia 25, da programação do 3º Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Capra encerrou seu discurso com a frase – slogan do evento – "um outro mundo é possível", pronunciada em português.
Na palestra "Ciência para Desenvolvimento Sustentável", o físico falou sobre a necessidade de mudar a ordem do capitalismo econômico que gera a exclusão social e a degradação do meio ambiente.
Ele disse que pretende ver, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um projeto de investimento para o fim da fome e da falta de habitação em cada cidade brasileira.
O físico, que tem longa tradição no campo do ativismo ambiental e sociológico, disse que os projetos dos centros de eco-alfabetização de Berkeley, na Califonia (EUA), fundado por ele, se baseiam na justiça social e na dignidade humana, relacionadas a uma sustentabilidade ecológica. Ele parafraseou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que disse "nossa tarefa é sócio-ambiental".
Capra afirmou também que a mudança da mentalidade econômica perversa e de exclusão social, que ameaça a sobrevivência humana, pressupõe a formação constante dos professores que formam crianças e adolescentes.
– É preciso investir na alfabetização ecológica –afirmou.
As informações são da Agência Brasil.
• Confira mais informações e serviços do evento no especial Fórum Social Mundial
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.