| 21/01/2003 22h47min
Cerca de 200 cubanos, entre autoridades, artistas, dirigentes sindicais, crianças e integrantes da guerrilha que fez a revolução em 1959, desembarcaram nesta terça, dia 21, em Porto Alegre para participar do 3º Fórum Social Mundial. Esta é a mais completa e representativa delegação popular que o país de Fidel Castro já enviou ao Exterior.
Entre as estrelas estão a médica Aleida Guevara, filha de Che Guevara, e a engenheira química Vilma Espín, combatente de Sierra Maestra e mulher de Raul Castro, irmão do presidente Fidel e vice-presidente do país. Também vieram o ministro da Cultura, Abel Prieto, o secretário da Central de Trabalhadores, Pedro Ross Leal, o presidente da Associação dos Agricultores, Orlando Lugo Fonte, e a presidente da Associação Estudantil de Ensino Médio, Cláudia Felipe.
Os 150 cubanos que chegaram nesta segunda, e se juntam aos 50 que já estavam em Porto Alegre, pisaram no Aeroporto Internacional Salgado Filho, dispostos a defender os presidente venezuelano Hugo Chávez, condenar o bloqueio econômico dos Estados Unidos e pedir que Porto Alegre seja para sempre a sede do FSM
Antes de desembarcar em Porto Alegre, a comitiva fez uma parada na cidade de Holguin para um encontro especial com Fidel Castro. O presidente queria falar da participação do país no FSM. É provável que esteja em alguma bagagem, em um documento escrito ou em vídeo, uma mensagem do comandante.
Até o final do Fórum, dia 28, toda a delegação estará na Casa de Cuba, instalada no ginásio de esportes Camisa 10, defronte ao Estádio Beira-Rio, na Avenida Padre Cacique.
• Confira mais informações e serviços do evento no especial Fórum Social Mundial
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.