| 17/01/2003 23h18min
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chega neste sábado, dia 18, ao Brasil para encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o cerimonial do Palácio do Planalto, o presidente venezuelano deve chegar a Brasília por volta das 7h30min.
O encontro, que será realizado na Granja do Torto, em Brasília, foi solicitado pelo próprio Hugo Chávez que deseja discutir detalhes sobre o Grupo de Amigos para a Venezuela - instituído esta semana após reunião organizada pelo governo brasileiro com os presidentes da América do Sul durante visita do presidente Lula ao Equador. Esta será a terceira vez que os dois chefes de Estado se encontram após a posse de Lula na Presidência da República.
Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, México e Portugal comprometeram-se na quarta-feira a apoiar as negociações que estão sendo feitas pela OEA para encontrar uma solução eleitoral para o conflito, que mantém os venezuelanos divididos em torno do presidente de retórica anticapitalista.
Chávez enfrenta uma greve geral convocada pela oposição que já dura 47 dias e afetou gravemente a indústria de petróleo da Venezuela, da qual depende a economia do país, que até antes da paralisação era o quinto maior exportador mundial de petróleo.
A greve na Venezuela está sendo apoiada por empresários, sindicalistas, políticos e organizações civis que pedem a renúncia do presidente e a convocação de eleições antecipadas, possibilidade que Chávez tem negado veementemente.
Chávez, que sobreviveu a um golpe de Estado há nove meses, disse na quinta-feira nos Estados Unidos após reunir-se com Annan que o grupo de amigos deveria ser ampliado e que deveria incluir países como Rússia, França, China e Argélia.
Os opositores acusam o presidente de querer instaurar no país um sistema comunista semelhante ao cubano e de arruinar a economia pela incapacidade e ineficiência de sua equipe em administrar as abundantes receitas com petróleo.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.