| 08/01/2003 21h11min
Parlamentares de Santa Catarina criarão uma comissão para acompanhar o processo de análise da licitação das obras do trecho sul da BR-101, entre Palhoça, na Grande Florianópolis, e Osório (RS). A sugestão é do ministro dos Transportes, Anderson Adauto, que nesta quarta, 8, em Brasília, esteve reunido com petistas catarinenses.
O Secretário Nacional de Pesca, José Fritsch, o deputado federal Vânio dos Santos e o presidente da sigla em Santa Catarina, Milton Mendes, levaram ao ministro o apoio à iniciativa de revisar os editais em andamento, porém, defenderam a urgência da obra na rodovia.
Na próxima terça, dia 14, os parlamentares catarinenses devem realizar uma primeira reunião.
– É uma maneira de socializar as informações. Não podemos deixar que se repitam erros como os que ocorreram na parte norte da BR-101. Hoje, há mais de 30 pontos onde se formam poças de água em dias de chuva – alerta Fritsch.
Adauto reforçou que a BR-101 é prioridade do governo federal. Mesmo assim, o processo de licitação continuará a ser revisado. Durante a reunião, o ministro revelou às lideranças catarinenses que o caso da BR-101 vem sendo estudado desde o período da transição. Se forem identificados problemas, adianta Fritsch, o processo poderá ser refeito.
Fritsch reconhece que o ministro não apresentou um novo cronograma para a obra. O próprio Adauto, porém, já divulgou que pode rever a decisão de suspender a licitação da duplicação da BR-101 por ser uma obra quase que totalmente financiada com recursos internacionais. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria determinado uma avaliação específica deste caso.
O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, estará em Brasília nesta quinta, 9, solicitando ao presidente Lula a manutenção do processo para a duplicação. Logo em seguida, apresentará ao Ministro dos Transportes uma proposta de agenda de trabalho para a visita a Santa Catarina. Com o objetivo de mostrar as reais condições do trecho não-duplicado, o governador irá propor uma vistoria na área por via terrestre.
CAROLINA BAHIA / AGÊNCIA RBS© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.