| 17/12/2002 08h15min
O evento da Editora Três, que premiou nessa segunda, dia 16, personalidades que mais se destacaram em 2002, colocou sentados lado a lado o presidente Fernando Henrique Cardoso e seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva. Em tom de cordialidade, os dois minimizaram as divergências e trocaram elogios sobre a transição do governo. Lula recebeu da editora o prêmio de brasileiro do ano, enquanto Fernando Henrique foi escolhido o brasileiro da década.
O futuro ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, que também foi premiado no evento com um dos brasileiros do ano na política, disse que novos nomes do ministério serão divulgados na próxima quinta, dia 19. Dirceu afirmou ainda que as negociações com o PMDB, PC do B, PL, e PTB sobre sua participação no governo Lula devem ser concluídas até o Natal.
Em um discurso que arrancou risos da platéia e muitos aplausos quando mencionou a presença de ex-concorrente eleitoral José Serra (PSDB), Lula lembrou a década de 1980 e comentou o processo de transição. Já Fernando Henrique, bastante emocionado e em um tom saudoso, disse que as "divergências fazem parte da vida e não têm muita importância quando são de boa fé''.
Entre as 15 personalidades que se destacaram no ano escolhidas pelas revistas IstoÉ, IstoÉ Dinheiro e IstoÉ Gente estão o deputado e governador eleito de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB), o publicitário Duda Mendonça, que coordenou a campanha eleitoral de Lula, o presidente da Embraer, Maurício Botelho, e o cantor Gilberto Gil. Gil, que foi convidado por Lula para assumir o Ministério da Cultura no futuro governo Lula, disse que ainda está avaliando a proposta. O cantor afirmou que somente poderia aceitar o cargo se também pudesse se dedicar a sua carreira, e disse que vai anunciar sua decisão na próxima quarta-feira. As informações são da agência Reuters.
FH é escolhido o brasileiro da década, e Lula o brasileiro do ano
Foto:
Valter Campanato
/
Agência Brasil
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.