| hmin
Durante uma palestra de quase uma hora e meia para intelectuais e estudantes ingleses e americanos, em Oxford, na Inglaterra, onde desembarcou nesta quarta, dia 13, para receber título de doutor honoris causa da universidade local, o presidente Fernando Henrique Cardoso fez questão de ressaltar a transição histórica que está sendo feita no Brasil. Ele disse que, nos últimos 40 anos, é a primeira vez que um presidente brasileiro tem condições de repassar o cargo ao sucessor.
FH disse que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva é um homem da classe trabalhadora e sempre esteve fora do "establishment", mas o presidente não deixou de ironizar as mudanças no comportamento do PT. Ao falar sobre o seu legado como presidente, Fernando Henrique disse que o maior sucesso do seu governo aconteceu na educação e que o maior fracasso foi a não aprovação da reforma da Previdência. O presidente culpou a oposição por ter impedido a votação desta matéria no Congresso.
– Aqueles que derrubaram a reforma da Previdência agora assumiram o governo e estão defendendo a proposta. Então eu os apóio – disse, provocando risos na platéia.
Fernando Henrique ainda criticou o domínio dos Estados Unidos na política internacional e pediu mudanças no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele disse que o Brasil quer ser integrante do Conselho e que o órgão deve ter poder de decisão e não apenas dizer sim ao governo americano.
Mais uma vez o presidente defendeu mudanças nas instituições internacionais, como o FMI e a própria ONU. Bem-humorado, disse que esperava que a História fosse boa com ele porque os dois presidentes brasileiros mais cultuados foram Getúlio Vargas, que se suicidou, e Juscelino Kubistchek, que quase ficou impossibilitado de andar nas ruas em razão de sua impopularidade.
Na platéia estavam Chelsea Clinton, filha do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, e o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento
Econômico e Social (BNDES) André
Lara Resende.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.