| hmin
O deputado eleito Ronivon Santiago (PPB-AC) foi preso nesta quarta, dia 23, pela Polícia Federal, um dia depois de ter sido flagrado pelo jornal O Globo tomando banho de piscina no Blue Tree Tower, um dos mais luxuosos flats da capital federal, que fica a 500 metros do Palácio do Alvorada. Ele estava foragido desde o dia 11, quando teve sua prisão decretada pela Justiça Eleitoral do Acre.
Ronivon é acusado de comprar votos por R$ 100. Ele foi o terceiro deputado federal mais votado do Acre. O deputado eleito está detido na Superintendência da PF em Brasília, mas seus advogados vão recorrer da prisão, argumentando o artigo 236 do Código Eleitoral, que diz que nenhuma autoridade pode prender eleitor cinco dias antes e 48 horas depois das eleições, com exceção de flagrante ou crime julgado.
Diante dos argumentos da defesa, a PF alega que apenas cumpriu um mandado de prisão expedido pelo juiz Júnior Alberto Ribeiro, da Justiça Eleitoral. Para a PF, o deputado agora está à disposição do juiz e cabe à Justiça Eleitoral interpretar o Código Eleitoral.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.